Trabalhadores/as do comércio e serviços se unem em frente ao Habib's de Natal em ato solidário pela defesa do direito e da democracia

Participantes do Encontro Nacional de Saúde e Segurança do Trabalhador saem em caminhada pela defesa dos trabalhadores no Habib’s

Escrito por: Contracs/ Camila Crespo e Ruy Freitas

Na última quinta-feira (19), os participantes do Encontro Nacional de Saúde e Segurança do trabalhador em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores de Bares e Restaurantes de Natal/RN saíram em caminhada até a Loja do Habib’s em Natal/RN, onde realizaram um ato em defesa dos trabalhadores bem como a população presente sobre a proposta de país e mudanças apresentadas pela empresa vinculadas na mídia.
Como histórico de infrações na legislação trabalhista, em 2011, Ministério Público do Paraná ajuizou ação contra o Habib’s por Trabalho Escravo; em 2013, o Ministério Público do Trabalho de Sergipe entrou como uma ação Civil Pública contra o Habib’s por jornadas de até 14 horas, fraude no controle de pauta e trabalhadores sem carteira assinada e em 2015, relatório da Inspeção do Trabalho divulgado pelo MTE aponta descumprimento de quadros de horários e jornada do Trabalho em diversas lojas.
Ainda em 2014 e 2016, foram veiculadas na imprensa noticias sobre investigação no Habib’s por fraude fiscal. O grupo está sendo investigado por causa de um suposto esquema de sonegação fiscal denunciado por um franqueado do Rio Grande do Sul. A operação Flex Food obteve um mandado judicial de busca e apreensão na sede da empresa em São Paulo.
Por último a empresa trouxe em sua última campanha publicitária “Estou com fome de mudança” e “Quero meu país de volta” com foco no processo político de disputa no país, incentivando e influenciando seus trabalhadores e clientes a apoiarem o processo de impeachment da Presidência da República.
Com esse histórico de atuação em nosso país, nos perguntamos qual a mudança que essa empresa se propõe frente a construção de uma sociedade melhor? Para nós trabalhadores, as práticas desta empresa não são referências de melhorias e fome de mudança. O país preconizado pelo Habib’s é um país da exploração e para a CONTRACS que ajuizou ação contra a empresa, defendemos um país com trabalho e vida decente, com democracia.
Participaram também do ato a Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços do RN, Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados de Natal/RN, Sindicato dos Comerciários do Rio Grande do Norte e dirigentes sindicais em apoio dos Estados da Paraíba, Ceará, Maranhão, Amapá, Bahia, Sergipe, Brasília, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Leave a Comment