SINDICATO INICIA SEMINÁRIO 2015 COM DEBATE SOBRE ATUAL CENÁRIO POLÍTICO NACIONAL

O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza realiza entre os dias, 09, 10 e 11 de fevereiro, o Planejamento Estratégico 2015, no Balneário da Prainha. O evento tem como objetivo inserir o projeto de ações de cada coordenação e secretarias e debater a atual conjunto política nacional.

Planejamento Estratégico do Sindicato é mais um projeto para o desenvolvimento da entidade e o fortalecimento da categoria comerciária. A abertura, foi pontuada pela Analise de Conjuntura Política, com Carmem Santiago, diretora da Central Única dos Trabalhadores do Estado do Ceará.  Carmem enfatiza a realidade política que vivemos hoje:

“Momento muito importante, planejar as atividades o 2015. O Sindicato carrega a sua própria historia, os desafios e a força de vontade para prosseguir na luta. Discutir a conjuntura para saber qual o caminho correto para seguimos em frente. O que está em jogo são milhões de trabalhadores que estão em jogo, é fruto de toda uma organização. O processo democrático foi construído com muitas mãos, e a direção do sindicato tem uma logo historia. Devemos resgatar o debate da reforma política. Recompor as Centrais para juntos conseguir algo favorável no congresso em favor da classe trabalhadora, além de programar a agenda do trabalho descente: Redução da Jornada, fim do fator previdenciário…” Carmem finaliza em seu discurso, que a conjuntura é responsabilidade de cada um, a mudança depende de nós.

Para o presidente do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, Francisco Gonçalves, o Seminário é mais um momento de reflexão e crescimento: “Sabedoria e atitude para o fortalecimento da categoria. Este é um momento de construção e discussão para crescemos juntos!”

Miranda Garcez – Coord. de Organização do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, vice-presidente da Contracs, parabeniza pela atitude da direção do sindicato, “esse espaço fala um pouco sobre a nossa vida, como nós vamos nos comportar com as diferenças, isso faz parte do nosso crescimento, conviver com as divergências. Eu, em nome da Contracs, quero parabenizar a iniciativa. O Plano de ação para combater toda e qualquer injustiça com os trabalhadores.

Luciano Simplício, presidente da CTB ressalta que, “Esse sindicato de luta e de compromisso, essa formação já é rotineira proposta pelo sindicato onde traça o seu raio de ação. Aqui é que confrontamos nossas ideias, fico muito satisfeito pelo convite!”

Na ocasião, Simplício fala da crise econômica, “vivemos em mundo globalizado, e isso reflete aqui. O “Terrorismo financeiro” a desindustrialização, ainda é reflexo das eleições. O PT é o grande comando das ações sociais, o partido faz reformas e reformas”, relatou o dirigente sindical.

Vivemos em uma austeridade fiscal, isso significa, que a economia age com rigor teórico no controle de gastos. Uma política de austeridade é requerida quando o nível do déficit público é considerado insustentável e é implementada através do corte de despesas. Está em jogo a nossa democracia, 514 anos de Brasil, e 30 anos é o maior período de democracia do Brasil. São as reformas que são penalizadas. E 2015 não vai ser um ano fácil. Por que a direita não quer que cheguem em 2018.  Faço o apelo aos companheiros petistas, para deixarem de lado as diferenças, porque chegando o momento de recessão, serão penalizadas todas as forças, além dos trabalhadores (as)…”

A direção do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, para atuar de forma eficiente, acredita que é preciso que a entidade tenha clareza quanto ao seu objetivo, missão e estratégias. O envolvimento da categoria do setor do comércio neste processo de planejamento estratégico é importante para conferir representatividade à atuação do sindicato! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! A LUTA CONTINUA!

Escrito por: Wanessa Canutto / SEC FORTALEZA

Foto: Victor Hudson / SEC FORTALEZA

COMMENTS

Leave a Comment