Sesc e Casa de Cultura Alemã trazem João Ubaldo Ribeiro para o Ceará

O mês de maio marca o início das comemorações do ano “Alemanha + Brasil 2013-2014”, que acontece em todo o País com o objetivo de aprofundar as relações entre as duas nações. Com realização do Sesc e da Casa de Cultura Alemã, da Universidade Federal do Ceará, as celebrações no Estado começam no dia 17 de maio, na Escola Educar Sesc Fortaleza, com a temática “Amizades Teuto-brasileiras”. O acesso é gratuito.

O encontro tem início às 19h e traz a palestra especial “Um brasileiro em Berlim”, ministrada por João Ubaldo Ribeiro, célebre autor da literatura moderna e membro da Academia Brasileira de Letras. Na ocasião, o renomado autor compartilha de suas experiências na Alemanha, que resultaram no livro que dá nome à palestra, como também realizará a leitura de alguns de seus textos para o público. Também participa do encontro, dando início às falas, o professor doutor da Universidade Federal do Ceará, Paulo Antonio de Menezes Albuquerque.

A palestra contará ainda com a presença do fotógrafo e músico alemão, Bernd Bühmann, conhecido por seus estudos fotográficos da cidade de Berlim. No sábado (18), o fotógrafo inaugura a vídeo e fotoinstalação “Berlim – imagens de uma metrópole”, na Galeria do Sesc Senac Iracema, dando continuidade às celebrações do ano “Alemanha + Brasil 2013-2014”, no Ceará. As obras de Bernd Bühmann ficam em exposição até o dia 2 de junho.

Sobre João Ubaldo Ribeiro

João Ubaldo Ribeiro é um autor consagrado da literatura contemporânea brasileira e mundial. Entre os anos de 1990 e 1991, esteve em Berlim como bolsista do Programa de Artistas do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.

Nesse período, registrou semanalmente em crônicas suas aventuras e encontros com o povo alemão, que na época foram publicadas pelo Jornal Frankfurter Rundschau, em língua alemã, sob o título Ein Brasilianer in Berlin (Um brasileiro em Berlim).

João Ubaldo é detentor da cátedra de Poetik Dozentur (Docente em poesia) na Universidade de Tübigen, Alemanha. Em 1993 foi eleito para a cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras. Em 2008, recebeu o Prêmio Camões pelo alto nível de sua obra literária, especialmente densa das culturas portuguesa, africanas e dos habitantes originais do Brasil.

Também foi ganhador do Prêmio Camões, de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa. João Ubaldo Ribeiro teve algumas obras adaptadas para a televisão e para o cinema, além de ter sido reconhecido em outros países, como a Alemanha.

Serviço

Abertura ano “Alemanha + Brasil 2013-2014” no Ceará

Dia 17/5

Amizades Teuto-brasileiras

Palestra e leitura: “Um brasileiro em Berlim”

Ministrante: João Ubaldo Ribeiro, membro da Academia Brasileira de Letras

Participação: Bernd Bühmann, fotógrafo alemão

Introdução: Prof. Dr Paulo Antonio de Menezes Albuquerque

Local: Escola Educar Sesc Fortaleza (Av. José Jatahy, 813 – Farias Brito)

Horário: 19h

Entrada: Gratuita

 

Dia 18/5

Inauguração da fotoinstalação e videoinstalação “Berlim – imagens de uma metrópole”

Participação do fotógrafo alemão Bernd Bühmann e do Prof. Dr. Osmar Gonçalves dos Reis Filho – ICA UFC

Visitação: Até o dia 2/6, seg a sex, das 9h às 21h /sab e dom, das 14h às 21h

Local: Galeria do Sesc Senac Iracema (R. Boris, 90 – Praia de Iracema)

Horário: 18h

Entrada: Gratuita

Informações: (85) 3206.6250

 

Com informações da assessoria de imprensa Sesc