Secretaria de Mulheres da Fetrace realiza oficina sobre paridade de gênero no movimento sindical

A Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace), através da Secretaria de Mulheres, realizou na quarta-feira (01/04) a Oficina Participação das Mulheres no Movimento Sindical: a luta pela paridade nas entidades de classes dos trabalhadores e trabalhadoras.

O encontro contou com a presença de mulheres de vários sindicatos  filiados a Fetrace para debater o papel da mulher no movimento sindical e na sociedade em  e a luta pela paridade de gênero nas entidades sindicais.

Ás 9h, o Presidente da Fetrace, Elizeu Rodrigues, abriu a oficina e conversou com as sindicalistas presentes sobre a importância da paridade, lembrando o 8º Congresso da Fetrace, que irá ocorrer nos dias 28, 29, 30 e 31 de maio.

Logo após a abertura, a secretária de políticas sociais da Fetrace e da Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-Ce), Maria José Soares ( Mazé),continuou a discussão e passou a palavra para Ana Lúcia Barros, da Secretaria Estadual de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT), que realizou uma dinâmica com o grupo.

Barros, entregou a cartilha da CUT/Ce  que trata sobre  mulheres e o poder e conversou com as sindicalistas sobre a desigualdade entre homens e mulheres, “o sistema capitalista fortalece e continua preservando e aumentando a desigualdade, que afeta a família, as relações sociais, na relação econômica”.

A oficina foi finalizada com a promessa da continuidade dos debates nos sindicatos filiados e da realização de um novo encontro.

Leave a Comment