Nota de apoio da Fetrace ao MST

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz”. Platão

Essa elite que perde suas energias para desferir um ataque raivoso na tentativa inútil de intimidar a luta do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ao hostilizar João Pedro Stédile no aeroporto de Fortaleza, na noite terça-feira (22) chamando-o de vagabundo, é a mesma que durante tantos anos se beneficiou dos processos de exclusão social e, que, recalcados com os avanços sociais dos últimos anos, sentem-se ameaçados com a beleza e a força do movimento campesino. Não ousamos chamá-los de ignorantes, para se ser ignorante é preciso não ter conhecimento sobre algo.

Essas pessoas, muitas delas que tiveram acesso à educação escolar, sabiam muito bem o que faziam, atacam o MST, logo após a grande repercussão nas redes de um vídeo gravado com Chico Buarque em defesa do movimento. Atacam por que o coordenador nacional João Pedro Stédile, no momento político atual, mostra serenidade para defender um projeto político dos trabalhadores. Essa elite raivosa, sabe bem o que faz. Ela discrimina os movimentos sociais, os imigrantes, os negros, os pobres e os homossexuais, como sempre o fez, antes, durante e depois dos porões da ditadura, com a consciência de que estão defendendo “o que é seu” e não o que é nosso. Iremos, então, chamar essa elite de medrosa. Ela tem medo de tentar pensar no progresso do país de forma igualitária. Medo que se possa construir uma nação, suficientemente grande para todos e livre dos colonizadores. Tem medo da força mobilizadora do MST, da coragem dos que lutam por dias melhores. Ela tem medo do diferente. Medo da luz. E isso é muito triste. Logo no Ceará, terra da Luz, de Dragão do Mar e o primeiro estado do Brasil a libertar os escravos, uma agressão tão covarde e pequena, que nada tem de livre manifestação, é de deixar qualquer um de nós “morto de vergonha”.

Mas não vamos pedir desculpas no lugar dessas pessoas. Embora todos os companheiros e companheiras do MST a mereçam, ainda temos esperança de que a vida é feita de aprendizados, e que esse pedido virá desses que hoje escondem-se no medo. Afinal, somos movidos pela fé na humanidade. Nessa nota então, amigos e amigas lutadores do movimento campesino, iremos nos dedicar a explicar aos que tem medo, que nós aqui seguiremos parceiros, lutando pela reforma agrária, pelo fim da fome, pela igualdade e pela liberdade de todos nós. E viva a unidade do trabalhador do campo e da cidade!

Ps. Os médicos cubanos chegados ao Ceará, que foram igualmente vaiados pela nossa elite, seguem fazendo bonito no atendimento à população.

Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace)

SEC FORTALEZA  – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE FORTALEZA

SEC CAUCAIA – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE CAUCAIA E REGIÃO

SEC IGUATU – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO E SERVIÇO DE IGUATU E REGIÃO

SEC SOBRAL – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE SOBRAL E REGIÃO

SEC CRATEÚS – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE CRATEÚS E REGIÃO

SEC JUAZEIRO DO NORTE – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE JUAZEIRO DO NORTE

SEC QUIXADÁ – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE QUIXADÁ E REGIÃO

SEC BATURITÉ – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DO MACIÇO DE BATURITÉ E REGIÃO

SINCOMMAP – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMERCIO DE MARACANAÚ, MARANGUAPE E PACATUBA

SEC CRATO – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMERCIO DE CRATO

SINDFOTO – SINDICATO DOS FOTÓGRAFOS PROFISSIONAIS E TRABALHADORES EM EMPRESAS FOTOGRÁFICAS DO ESTADO DO CEARÁ

SINDICATO DOS OFICIAIS BARBEIROS CABELEIREIROS SIMILARES DE FORTALEZA (SINDBELEZA)

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM TRANSPORTES ALTERNATIVOS DO CEARÁ  (SINTRAAFOR-CE)

SINDICATO DAS PROFISSÕES AUXILIARES EM ODONTOLOGIA NO ESTADO DO CEARÁ (SIMPAOCE)

SINDICATO DOS TÉCNICOS E AUXILIARES EM ÓPTICAS E DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE MATERIAL ÓPTICOS E DERIVADOS DO ESTADO DO CEARÁ. (SINTOICE)

SINDICATO DOS TRABS EM TELEMARKETING E EMPREGADOS DE EMP DE TELEMARKETING DO ESTADP DO CEARÁ (SINTRATEL)

SINDICATO DOS TECNICOS DE SEGURNÇA DO TRABALHO DO ESTADO DO CEARA (SINTEST-CE)

SINDICATO DOS TRABALHADORES NO SISTEMA DE OPERAÇÃO, SINALIZAÇÃO, FISCALIZAÇÃO, MANUTENÇÃO E PLANEJAMENTO VIÁRIO DE FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA (SINDVIÁRIOS)

 

Leave a Comment