FETRACE participa de lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários

Foto: Assessoria Deputado Federal Eudes Xavier

Em evento realizado em Brasília nesta quarta-feira, 21/08, a Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas em Comércio e Serviços do Estado do Ceará (FETRACE) participou de lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários. O objetivo desta frente é aprimorar a legislação referente à categoria e aproximar os comerciários dos parlamentares. A federação esteve representada na capital brasileira pelo presidente Eliseu Rodrigues.

 

O Deputado federal Eudes Xavier (PT) assumiu o cargo de secretário geral da Frente Parlamentar. Único parlamentar comerciário do Brasil, Eudes foi ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará CUT/CE, ex-tesoureiro da FETRACE e atual membro da diretoria do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza (SEC).

Em seu facebook, o deputado explicou que a frente representa uma extensão do parlamento no mundo do trabalho. "Permite ajudar na interlocução de conflitos que muitas vezes não aparecem a olho nu como as demissões imotivadas (sem justa causa)”.

Outros membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Comerciários presentes ao evento foram os deputados federais Daniel Almeida, Roberto Santiago, Assis Melo e Eduardo Sciarra. Também integram a frente a senadora Vanessa Grazziotin, Levi Fernandes, Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e Ricardo Almeida, presidente Sindicato dos Bancários (SP).

Foto: Assessoria Deputado Federal Eudes Xavier

A frente parlamentar deve funcionar como um fórum permanente de discussões e encaminhamentos das questões que afetam os comerciários. Dentre as pautas em destaque estão a qualificação técnica, a jornada de trabalho e as doenças profissionais.

 

Veja a composição inaugural da frente parlamentar mista em defesa dos comerciários:

I – CONSELHO DIRETOR

Presidente: ROBERTO SANTIAGO – PSD/SP

Vice-Presidente: JOÃO DADO – PDT/SP

Secretário Geral: EUDES XAVIER – PT/CE

Secretário Adjunto: FLÁVIA MORAIS – PDT/GO

Tesoureiro: DANIEL ALMEIDA – PC DO B/BA

Tesoureiro Adjunto: ASSIS MELO – PC DO B/RS

Consultor Jurídico: ANDRÉ FIGUEIREDO – PDT/CE

II – CONSELHO CONSULTIVO

DEPUTADO: SEBASTIÃO BALA ROCHA – PDT/AP

DEPUTADO: POLICARPO – PT/DF

DEPUTADO: ARMANDO VERGÍLIO – PSD/GO

 

 III – CONSELHO FISCAL

 SENADOR: SÉRGIO PETECÃO – PSD/AC

DEPUTADO: ROBERTO DE LUCENA – PV/SP

SENADOR: PAULO PAIM – PT/RS