CUT-CE realiza Encontro Estadual de Políticas Sociais da CUT-CE

 

A Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE) promove nesta sexta-feira (21/06), o Encontro Estadual de Políticas Sociais. Com início programado para 8h na sede da CUT- CE, o evento busca discutir políticas públicas de inclusão social e ampliar o debate sobre a melhoria das condições de vida e de trabalho para grupos sociais minoritários, como pessoas com deficiência e homossexuais.

A programação que acontece durante todo o dia será iniciada com a palestra “Políticas de Promoção da Cidadania e Política de Combate às Desigualdades", organizada pela secretária de políticas sociais da CUT-CE, Maria José de Lima. Ainda pela manhã, o Procurador Regional do Trabalho da 7ª Região, Antonio Oliveira de Lima, trabalha o tema “Erradicação do Trabalho Infantil e Trabalho Escravo”.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1992 existiam 8,4 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em condição de trabalho escravo. Em 2011, esse número caiu para 3,7 milhões.  Apesar da redução, a CUT se posiciona no combate ao trabalho infantil, especialmente na faixa etária de 10 a 13 anos, onde é grande incidência do abandono escolar.

Durante o encontro, a assistente social do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e doutora em sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Evânia Severiano apresenta a palestra “Previdência Social e Benefícios da Prestação Continuada/ LOAS: Proteção Social às Pessoas com Deficiência”. Durante o encontro, cadeirantes vão relatar os desafios vivenciados em seu dia a dia e a consequente falta de infraestrutura da cidade.

No período da tarde a palestra “Contra a Homofobia pelo direito a Opção Sexual” é coordenada pela coordenadora Estadual de LGBT, Wládia Fernandes. Após os debates, será definida a Composição do Coletivo Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência para 2013 a 2015 e será eleita a delegação para o 3º Encontro do Coletivo Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência, a ser realizado de 12 a 14 de julho na cidade de São Paulo.

 

Veja a Programação completa:

 

8:h- Café da Manhã

9h- Abertura  – Maria José de Lima – Secretária de Políticas Sociais da CUT-CE e Joana D’arc – Presidenta da CUT-CE

 9:30min – "Políticas de Promoção da Cidadania e Política de Combate às Desigualdades" – Representante da CUT Nacional e Secretária de Políticas Sociais da CUT-CEARÁ – Maria José de Lima

Coordenação da Mesa: Mazé Soares – SPSO

10h – “Erradicação do Trabalho Infantil e Trabalho Escravo” – Palestrante: Dr. Antº Oliveira de Lima da PRT 7ª Região.

Coordenação da mesa: Mazé Soares- SPSO

11:10h – “Previdência Social e Benefícios da Prestação Continuada/ LOAS: Proteção Social às Pessoas com Deficiência” – Palestrante: Drª Evânia Severiano Assistente Social do INSS, Drª em Sociologia pela UFC e Mestre em Políticas Públicas pela UECE  

Coordenação da Mesa: Edvar – membro do Coletivo Estadual de Trabalhadores (as) com Deficiência.

12:10min- Almoço

13:30min – “Contra a Homofobia pelo direito a Opção Sexual” – Palestrante: Wládia Fernandes – Coordenadora Estadual de LGBT do PT e membro da MMM.

Coordenação da Mesa: Mayre – membro do Coletivo Nacional de Trabalhadores(as) com Deficiência.

14:10h – “Relato das Dificuldade Encontradas por Trabalhadores(as) com Deficiência Física”. Palestrante: Patrícia – Trabalhadora Autônoma.

Coordenação da mesa: Mayre – membro do Coletivo Nacional de Trabalhadores(as) com Deficiência.

14:30min- Encaminhamentos:

– Composição do Coletivo Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência para 2013 a 2015. 20min  – Coordenação da mesa (Mazé Soares SPSO e Helder Nogueira – Secretário Geral)

– Eleição da delegação do 3º Encontro do Coletivo Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência .

15:30min- Encerramento