CUT-CE publica nota contra demissões de trabalhadores ligados ao Sindiviários

CUT-CE se solidariza como os companheiros demitidos e apoia todas as ações para evitar novas demissões

Escrito por: Direção Executiva da CUT-CE

A Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE) vem a público se manifestar contra as demissões de três diretores do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema de Operação, Sinalização, Fiscalização, Manutenção e Planejamento Viário de Fortaleza e Região Metropolitana (Sindviários). As arbitrariedades aconteceram poucos dias após a demissão e o retorno ao trabalho por meio de medida judicial da presidenta do sindicato, Adharlete Sales.

Francisco Marcone Batista, César Augusto Nascimento de Abreu e Francisco Lericir Leite Teixeira foram demitidos em fevereiro de 2014. Todos eram funcionários da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). O Sindiviários, como entidade representativa da categoria e que preserva a integridade da classe trabalhadora e dos seus diretores, conseguiu de forma administrativa o retorno ao trabalho dos dois primeiros. Agora, o sindicato entrará na justiça para garantir a readmissão de Francisco Lericir.

As demissões foram o estopim das constantes perseguições e arbitrariedades sofridas pela categoria. Em represália ao ato realizado pelos trabalhadores no dia 5 de dezembro de 2013, na Câmara Municipal de Fortaleza, dois diretores, o vice-presidente Wladimir Stênio Cavalcante de Souza e Francisco Lericir Leite Teixeira, agora afastado das suas atividades, foram prejudicados com mudanças de horário de trabalho, que geraram perdas salariais.

Repudiamos ações da ETUFOR, uma sociedade de economia mista da Prefeitura Municipal de Fortaleza, que prejudicam os trabalhadores. Todos têm o direito de reivindicar melhorias nas condições de trabalho sem sofrer qualquer tipo de represália por isso. Dessa forma, a  CUT-CE se solidariza como os companheiros demitidos e apoia todas as ações para garantir o retorno ao trabalho de Francisco Lericir e evitar novas demissões.

Fonte: CUT-CE