Comissão debate violência contra comunidade LGBTT em Itatira

A  Comissão de Direitos Humanos e Cidadania realizará audiência pública, na próxima segunda-feira (28/09), para discutir mecanismos de combate à violação de direitos humanos e promoção de direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros (LGBTT) no município de Itatira. O debate será às 9h, na Câmara Municipal de Itatira (Rua 25 de Março, 77).

Segundo o deputado Renato Roseno (Psol), autor da audiência, verifica-se um cenário de violência e discriminação praticadas contra a população LGBTT em Itatira. Uma série de denúncias e depoimentos de vítimas aponta desde discriminações e perseguições até agressões físicas, verbais e patrimoniais. “Será um momento para reunirmos movimentos sociais locais e estaduais, grupos de ativistas, políticos e representantes de órgãos públicos para dialogarmos sobre políticas públicas e ampliação de direitos”, disse o deputado.

De acordo com o parlamentar, o objetivo da audiência pública é dar visibilidade e, sobretudo, fortalecer as atividades contra a violência homofóbica, além de promover no município uma cultura de respeito e incentivar a criação de iniciativas nesse sentido.

A cidade de Itatira, no norte do Ceará, com pouco mais de 18 mil habitantes, tornou-se referência na discussão de direitos LGBTT. Desde o início do ano, ativistas dos direitos humanos realizam uma série de ações para criar políticas públicas que combatam a homofobia e promovam a diversidade sexual.

Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Leave a Comment