Ciclo de debates discute o uso da imagem feminina nos veículos de massa

A imagem da mulher vende. O fato parece inegável. A representação feminina em anúncios e propagandas tem forte apelo junto aos dois gêneros. No entanto, abre-se sempre a discussão sobre a forma como essa imagem é trabalhada na comunicação. É a partir deste contexto que a Comissão da Mulher Advogada da OAB/CE e a Fundação Escola Superior de Advocacia do Estado do Ceará (Fesac) realizam, no próximo dia 13 de maio, o I Ciclo de Debates da Comissão da Mulher Advogada, cujo tema é “A mulher do século XXI: A representação da imagem feminina nos veículos de massa”.

 O evento, que acontece de 19h às 22h, terá como palestrante o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP-CE), Eduardo Odécio. Para debater o tema, foram convidadas a jornalista Pérola Custódio e a advogada e professora de Direito do Consumidor Marcela Pinheiro. O Ciclo de Debates será realizado no auditório da Fesac, localizado na Av. Pontes Vieira, 2666 – Dionísio Torres.

 Representação social de gênero

O debate, destaca Manuela Praxedes, presidente da Comissão da Mulher Advogada – OAB/CE, traça um panorama a partir do uso irrestrito da imagem feminina nos veículos de massa como um todo, mas, principalmente, na televisão e nas revistas. “A violência simbólica de gênero é um tema que deve ser discutido de forma ampla. Queremos, através do debate, trazer aos advogados, advogadas, estudantes de direito e profissionais e estudantes de áreas afins, a utilização e, principalmente, a vulgarização da imagem feminina quando se deseja vender determinado produto, como é o caso das propagandas de cerveja, por exemplo.”, argumenta Manuela.

Ainda de acordo com a advogada, a força da cultura brasileira como um todo caracteriza a sociedade através de novelas, comerciais, músicas, piadas etc. Segundo Manuela, esses elementos, algumas vezes, disseminam representações degradantes e constrangedoras das mulheres, que chegam a todas as classes sociais, tendo em vista a quantidade de pessoas que têm acesso a esses veículos de massa, a exemplo dos comerciais de televisão ou das revistas, que reforçam a imagem da 'mulher objeto'. “Desta feita, 'A violência simbólica de gênero' é o tema a ser discutido nesse debate.”, afirma.

Serviço:

I Ciclo de Debates da Comissão da Mulher Advogada

Palestra: A Representação da Imagem Feminina nos Veículos de Massa.

Palestrante:

Eduardo Odécio – Presidente da ABAP/CE

 

Debatedoras:

Pérola Custódio – Jornalista

Marcela Pinheiro – Advogada

Data: 13 de maio de 2013

Horário: 19h às 22h

Local: Auditório da FESAC (Av. Pontes Vieira, 2666. Dionísio Torres)

Inscrições: gratuitas, podendo o inscrito doar material de higiene pessoal (mínimo de 3 unidades) para o Presídio Feminino Auri Moura Costa.

Para inscrever-se, os interessados devem enviar o nome completo e OAB/CPF para o endereço eletrônico fesac@fesac.org.br.

Realização: Comissão da Mulher Advogada da OAB/CE e Fesac.