Camara Municipal de Fortaleza homenageia a FETRACE pelos 50 anos

Como parte da programação das comemorações sobre os 50 anos de fundação da Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas em Comércio e Serviços do Estado do Ceará (FETRACE), o auditório da entidade recebeu na manhã de segunda-feira, 26 de agosto, autoridades políticas, sindicatos filiados, trabalhadores e sindicalistas para homenagem prestada pela Câmara Municipal de Fortaleza.

O requerimento 2159/2013, de autoria do vereador Ronivaldo Maia (PT) foi aceito de forma unânime pelos outros políticos da Câmara. O documento pedia que a FETRACE e seu histórico de lutas, recebesse como homenagem da casa, uma placa. Sobre a iniciativa em premiar a entidade, o vereador afirmou que a FETRACE continua sendo uma entidade “jovem” e responsável por trazer à tona “grandes discussões e falas”.

Além das entidades sindicais, a mesa solene contou a participação do deputado federal, Eudes Xavier (PT), o deputado estadual, Antônio Carlos (PT), o presidente da FETRACE, Elizeu Rodrigues, a presidente da Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE), Joana Almeida, a representante da CUT nacional, Maria José Soares (Mazé), o vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comércio e Serviços (CONTRACS), Romildo Miranda, o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Francisco Ibiapina, o supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticos e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) Reginaldo Aguiar e o Procurador Regional do Trabalho, Gérson Marques.

O vereador Ronivaldo Maia destacou a luta diária dos trabalhadores e confirmou a importância da organização sindical. Para isso, Ronivaldo citou como exemplo os 50 anos de atuação da FETRACE no estado do Ceará.

O deputado federal Eudes Xavier relembrou dirigentes passados e destacou lutas históricas de trabalhadores do Comércio. Durante a trajetória da FETRACE, o parlamentar destacou que ele é um político advindo da causa dos trabalhadores: “Aprendi a ser corajoso com o sindicato, ser comerciário, foi minha escola na vida”. O parlamentar salientou a regulamentação da lei 12.790, publicada no dia 14 de março de 2013, que regulamenta o exercício da profissão de comerciário. Para o futuro, o deputado aponta a bandeira da redução da jornada de trabalho como próxima luta de toda a classe trabalhadora.

  O presidente da FETRACE, Elizeu Rodrigues, lembrou a trajetória da federação para a conquista de sua sede própria e narrou sua experiência como trabalhador de asseio e conservação ao conhecer a federação, além disto, reforçou o papel da entidade na busca da unidade da classe trabalhadora através da campanha salarial unificada e da constante participação na luta dos sindicatos filiados e demais categorias.